FAQ

O que é a Certificação Profissional CNseg – CPC ?

A Certificação Profissional CNseg (CPC) é concedida pela CNseg mediante aprovação em exame aplicado pela Escola Nacional de Seguros (ENS).

Qual o objetivo da Certificação Profissional CNseg – CPC ?

Promover a qualificação técnica dos profissionais de seguros, previdência privada complementar aberta, saúde suplementar e capitalização, favorecendo seu desenvolvimento para melhoria do desempenho das Empresas e Instituições do Mercado Segurador.

A CPC substitui a Certificação Técnica supervisionada pela Susep?

Não. A Resolução CNSP Nº 115, de 2004 estabelece condições específicas mínimas para a Certificação Técnica de empregados e assemelhados das Sociedades de Capitalização e das Entidades Abertas de Previdência Complementar que atuem diretamente na regulação e liquidação de sinistros, nos sistemas de controles internos, no atendimento ao público e na venda direta de produtos de seguros, capitalização e previdência complementar.

A CPC substitui o exame para Corretor de Seguros?

Não. Para atuar como corretor de seguros é necessário atender ao estabelecido na Resolução CNSP N° 249, de 2012, que regula a habilitação técnico-profissional e o registro profissional do Corretor de Seguros.

Qualquer profissional pode se inscrever?

Sim. Qualquer pessoa pode se inscrever.

Terá um curso preparatório?

Sim, a Escola Nacional de Seguros (ENS) oferece um curso online. Maiores informações acesse o site da CPC: cpc.cnseg.org.br

Como são realizadas as inscrições?

Tanto para a realização das inscrições, como para obter informações detalhadas sobre todo o processo, deve ser acessado o hotsite da CPC: cpc.cnseg.org.br, que oferece ainda um canal de comunicação (Fale Conosco).

Onde será realizado o exame?

O exame será realizado no dia 19 de outubro de 2017, das 8h às 13h, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Como será a divulgação do resultado?

O gabarito preliminar e a prova serão publicados a partir das 14 horas do dia 20/10, no site da CPC: cpc.cnseg.org.br.

A divulgação do resultado final será realizada no site da Escola a partir das 18h do dia 28/11/2017, após o término da análise dos recursos. O candidato deverá acessar www.funenseg.org.br e clicar no link no topo do site da Escola em “Minha Escola/Área do Aluno/ Entrar/Matrícula/Senha/Boletim.

Qual a nota mínima para aprovação?

Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 70% de acertos sobre o total geral de disciplinas.

O certificado tem prazo de validade?

Não.


Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco